3edc858a-11eb-4d6f-964e-c5149170d9ab_edited.jpg

INTRODUÇÃO À APROPRIAÇÃO DE IMAGENS

Prof. Piti Tomé

Curso prático-teórico sobre a apropriação de imagens no trabalho de arte. O curso visa explanar diferentes formas de se apropriar de imagens que não sejam produzidas pelo próprio autor da obra. Seja através de fotografias antigas, recortes de jornais ou imagens de outros artistas, as possibilidades de apropriação e ressignificação de imagens são amplas. Através da análise de obras de arte modernas e contemporâneas, os participantes entrarão em contato com essas possibilidades e poderão apresentar seus próprios trabalhos ou projetos. 

 

  • Aula 1. Introdução ao assunto, razões e formas de se utilizar imagens e memorias alheias no trabalho de arte

  • Aula 2. A apropriação de imagens na arte moderna. Análise de obras do cubismo e do dadaísmo.  

  • Aula 3.  Analise do trabalho de artistas contemporâneos que utilizaram fotografias apropriadas como Andy Warhol, Barbara Kruger, Sherrie Levine e Gerhard Richter. 

  • Aula 4. Continuação da aula anterior. Análise de trabalhos de Christian Boltanski, Carrie Mae Weems, Rosana Paulino, entre outros. 

  • Aula 5. Apresentação do trabalho dos participantes 

  • Aula 6. Retorno sobre o trabalho/projeto dos participantes com possíveis indicações de leitura e de obras de arte 

 

 

Piti Tomé 

 

Piti Tomé, artista visuale pesquisadora, nasceu em 1984 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Seu trabalho gira em torno da fotografia e da experimentação com a imagem. É mestreem Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós Graduação em artes da UERJ e possui graduação em História da Arte pela mesma universidade. Possui graduação em cinema e ampla formação em fotografia. Realizou exposições individuais no Paço Imperial e na C. Galeria, ambos no Rio de Janeiro. Participou de diversas exposições coletivas entre elas "Novas aquisições" - MAM Rio, "Contextos Contemporâneos"- Museu Bispo do Rosário, "Somos elas e eles"- Blau Project SP, "Novissimos"- Galeria Ibeu,“Salão de Abril”- Centro Cultural do Banco do Nordeste,entre outras.

Início 23/02

Quartas

NOITE 19h às 21h30

6 encontros

Investimento: R$ 350,00

Carga horária:12h