Novidades e conteúdo A Casa!

(21) 3256-5589

(21) 99702-0000

acasafotoarte@gmail.com

www.acasafotoarte.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Serve qualquer modelo: OFICINA DE ARTE E TECNOLOGIA.

A arte contemporânea reflete a enorme importância da tecnologia em nossas vidas. Nossa relação com a tecnologia é um fazer mútuo: ao utilizar aparelhos, somos também transformados por eles. Além disso, o olhar do artista questiona e transcende a função imaginada pelos engenheiros para as máquinas e se apropria delas para produzir mistério.

 

Curso“Serve qualquer modelo: experimentos em arte e tecnologia com FredericoDalton” é voltado para  artistas interessados em  novos  

desdobramentos  para seu trabalho criativo  que incluam  a  utilização 

de suportes tecnológicos  diversos,  como vídeo,celulares, mecanismos, equipamentos de áudio e a Internet. O curso se baseia no lema “Este é o material que temos para trabalhar”,o que indica a superação de hierarquias entre o high-tech e o low-tech e entre o atual e o obsoleto. 

 

 

Pré-requisito

 

Interesse por tecnologia e vontade de se desenvolver como artista.

 

 

 

Equipamento e material necessário

 

Os participantes deverão trazer os equipamentos, materiais e suportes tecnológicos  com os  quais se identifiquem e que pretendam utilizar durante o curso.

 

 

Objetivo

 

O objetivo da oficina é estimular e orientar os participantes  na experimentação com aparelhos produzidos industrialmente ou a projetarem seus próprios mecanismos e utilizá-los em seus trabalhos artísticos.

 

 

Não se trata de um curso técnico. Através de apresentações teóricas e dos projetos realizados pelos participantes será criado o ambiente adequado para a reflexão e realização de trabalhos artísticos no campo da Arte& Tecnologia.

 

 

Para os fotógrafos e artistas que já trabalhem nesta área o curso oferecerá uma oportunidade para a troca e aprofundamento de ideias e para a circulação de propostas.

 

 

 

 

Ementa completa (10 encontros)

1.   Introdução  ao universo  da  Arte  &  Tecnologia / 1ª  parte (artistas 

seminais: Duchampe,LászlóMoholy-Nagy).

Conversa com os participantes: levantamento de interesses pessoais.

 

2.   Conversa   sobre   “installation   art”.   Exercícios   de   conscientização  espacial.

 

Sugestão de “trabalho de casa”sobre espaço.

 

3.   Apresentação  teórica   “Os  quatro   elementos   básicos   da   A&T  segundo   o orientador”.Experimentação com transparência e luz artificial. Sugestão de  “trabalho de casa” sobre transparência e luz artificial.

 

4.    Introdução ao universo da Arte&Tecnologia / 2ª parte (anos 1970: Nam June Paik).  Experimentação com tridimensionalidade e mecanismos diversos.

Sugestão de “trabalho de casa”: pesquisa de materia II.

5.   Conversa sobre  virtualidade,  Internet e Galeria Transparente  

(galeria virtual criada pelo orientador no Facebook). Exibição e análise do “trabalho de casa”.

6.   Introdução ao  universo  da Arte&  Tecnologia  /3ªparte/final (A&T hoje e artistas escolhidos pelos participantes). Primeira discussão sobre os projetos finais. Sugestão de “trabalho de casa” : pesquisa de materia lII.

7.   Visita àexposiçãoe/ouintervençãourbana.

8.   Prática com som, corpo & performance. Sugestão de “trabalho de casa” sobre esta área. Discussão sobre projetos finais.

9.   Apresentação e análise do “trabalho de casa”.  Discussão sobre projetos finais.

10.Apresentação e análise dos projetos finais.

 

Biografia de FredericoDalton

 

 

 

Frederico Dalton (Rio de Janeiro,1960) formou-se em cinema pela UFF e é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de comunicação da UFRJ. Estudou vídeo e fotografia com Nam June Paik e Nan Hoover na Academia de Arte (Kunstakademie) de Düsseldorf, Alemanha). Recebeu diversos prêmios como artista. É o criador e curador da Galeria Transparente, um projeto digital baseado no Facebook, mas que também inclui a organização de exposições físicas e mostras de performances. Frederico é especialista na área de treinamento de pessoal de TV, formado pelo RNTC-Radio Nederland Training Centre, de Hilvesum, Holanda.

Seu trabalho até 2007 está documentado no livro “Fotomecanismos”,editado pelo Oi Futuro, Rio de Janeiro.

30/09

Carga horária: 30h

Segundas | 18h30 às 21h30 - 10 encontros 

Investimento: R$ 730,00