Novidades e conteúdo A Casa!

(21) 3256-5589

(21) 99702-0000

acasafotoarte@gmail.com

www.acasafotoarte.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

MORADA DO CABOCLO - Exposição de Felipe Fittipaldi

June 10, 2018

 

Olá amigos felinos e humanos.

Nossa querida e mal tratada cidade do Rio de Janeiro recebe a mostra Morado do Caboclo do querido companheiro aqui da Casa Felipe Fittipaldi. O curador da mostra é nosso velho conhecido da Casa, Marco Antonio Portela, querido também (tenho que falar porque ele é carente).

Imperdível! Inaugura dia 12 de junho às 19h lá no Centro Cultural da Justiça Federal. Penso em ir ...mas nesse friozinho gatos não costumam circular muito, A Casa é tão acolhedora e quentinha hummmm acho que a Greice tá fazendo pão. Vou lá e deixo com vocês o texto do curador. Miau!

 

Morada do Caboclo

mostra de Felipe Fittipaldi

 

Vivemos em um país de proporções continentais, a diversidade cultural e do povo é surpreendente e complexa. Nesse contexto, vários fotógrafos buscam realizar suas imersões e pesquisas no dito Brasil profundo. Felipe é um desses mas não mais um.Suas escolhas, enquadramentos, sua preocupação em nos contar uma história, nos convidam gentilmente a participar desse estudo imagético, nos deslocando pra dentro de suas fotos, desses relatos, dessas pessoas desconhecidas mas que nos parecem tão próximas e nos enchem de vontade de estar com elas. Felipe encontra, toca e é tocado por esses seus personagens que passam também a nos ser caros e queridos.Vemos nas fotos de Fittipaldi um amálgama do mistério das fotografias de Guy Veloso que traz a religião de forma febril e intensa, por vezes assustadora mas que insistimos em não parar de olhar; a pujança da cor de Walter Firmo, rasgada, como se ele conseguisse apreender na câmera fotográfica o calor, o sol, o trópico, ao mesmo tempo que o rubor de felicidade do homem comum sob esse véu de luz; e certamente também presente a alma fotográfica de João Roberto Ripper que sempre nos presenteou com imagens humanas e, aí sim, reside talvez o pilar mais sólido da obra de Fittipaldi, aquele fotógrafo que se emociona com as histórias, com os personagens e totalmente entregue a eles se torna capaz de nos trazer pra perto e pra dentro desse território carregado de brasilidade, afeto, nos deslocando poeticamente pra dentro de suas vidas.Venham sentir cheiro de gente, de Brasil, de terra, de orgulho. Sim a fotografia desse querido artista tem cheiro, tem gosto, tem fluidos, tem olho, tem vida.

 

Marco Antonio Portela. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Please reload

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon