Serve qualquer modelo: OFICINA DE ARTE E TECNOLOGIA
Prof. Frederico Dalton
A arte contemporânea reflete a enorme importância da tecnologia em nossas vidas. Nossa relação com a tecnologia é um fazer mútuo: ao utilizar aparelhos, somos também transformados por eles. Além disso, o olhar do artista questiona e transcende a função imaginada pelos engenheiros para as máquinas e se apropria delas para produzir mistério.
Curso“Serve qualquer modelo: experimentos em arte e tecnologia com FredericoDalton” é voltado para artistas interessados em novos
desdobramentos para seu trabalho criativo que incluam a utilização
de suportes tecnológicos diversos, como vídeo,celulares, mecanismos, equipamentos de áudio e a Internet. O curso se baseia no lema “Este é o material que temos para trabalhar”,o que indica a superação de hierarquias entre o high-tech e o low-tech e entre o atual e o obsoleto.
Pré-requisito
Interesse por tecnologia e vontade de se desenvolver como artista.
Equipamento e material necessário
Os participantes deverão trazer os equipamentos, materiais e suportes tecnológicos com os quais se identifiquem e que pretendam utilizar durante o curso.
Objetivo
O objetivo da oficina é estimular e orientar os participantes na experimentação com aparelhos produzidos industrialmente ou a projetarem seus próprios mecanismos e utilizá-los em seus trabalhos artísticos.
Não se trata de um curso técnico. Através de apresentações teóricas e dos projetos realizados pelos participantes será criado o ambiente adequado para a reflexão e realização de trabalhos artísticos no campo da Arte& Tecnologia.
Para os fotógrafos e artistas que já trabalhem nesta área o curso oferecerá uma oportunidade para a troca e aprofundamento de ideias e para a circulação de propostas.
Ementa completa (10 encontros)
1. Introdução ao universo da Arte & Tecnologia / 1ª parte (artistas
seminais: Duchampe,LászlóMoholy-Nagy).
Conversa com os participantes: levantamento de interesses pessoais.
2. Conversa sobre “installation art”. Exercícios de conscientização espacial.
Sugestão de “trabalho de casa”sobre espaço.
3. Apresentação teórica “Os quatro elementos básicos da A&T segundo o orientador”.Experimentação com transparência e luz artificial. Sugestão de “trabalho de casa” sobre transparência e luz artificial.
4. Introdução ao universo da Arte&Tecnologia / 2ª parte (anos 1970: Nam June Paik). Experimentação com tridimensionalidade e mecanismos diversos.
Sugestão de “trabalho de casa”: pesquisa de materia II.
5. Conversa sobre virtualidade, Internet e Galeria Transparente
(galeria virtual criada pelo orientador no Facebook). Exibição e análise do “trabalho de casa”.
6. Introdução ao universo da Arte& Tecnologia /3ªparte/final (A&T hoje e artistas escolhidos pelos participantes). Primeira discussão sobre os projetos finais. Sugestão de “trabalho de casa” : pesquisa de materia lII.
7. Visita à exposição e/ou intervenção urbana.
8. Prática com som, corpo & performance. Sugestão de “trabalho de casa” sobre esta área. Discussão sobre projetos finais.
9. Apresentação e análise do “trabalho de casa”. Discussão sobre projetos finais.
10.Apresentação e análise dos projetos finais.
Biografia de FredericoDalton
Frederico Dalton (Rio de Janeiro,1960) formou-se em cinema pela UFF e é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de comunicação da UFRJ. Estudou vídeo e fotografia com Nam June Paik e Nan Hoover na Academia de Arte (Kunstakademie) de Düsseldorf, Alemanha). Recebeu diversos prêmios como artista. É o criador e curador da Galeria Transparente, um projeto digital baseado no Facebook, mas que também inclui a organização de exposições físicas e mostras de performances. Frederico é especialista na área de treinamento de pessoal de TV, formado pelo RNTC-Radio Nederland Training Centre, de Hilvesum, Holanda.
Seu trabalho até 2007 está documentado no livro “Fotomecanismos”,editado pelo Oi Futuro, Rio de Janeiro.