PINHOLE SLIDE.jpg

OFICINA PINHOLE

Aparecida Silva e Claudia Yamada

Pré-requisito: Nenhum. A oficina é voltada para fotógrafos, artistas e interessados em produzir câmeras e fotografias artesanais. (idade mínima: 12 anos

Objetivo: Paralelamente ao crescimento do processo fotográfico digital e ao incessante desenvolvimento tecnológico, ocorreu nos últimos anos um aumento significativo de experiências com modos de produção que investem na baixa tecnologia e no trabalho artesanal. A construção de “câmeras de orifício”, ou as populares pinholes, está integrada nessa vertente da produção contemporânea que pega um caminho contrário ao da incessante e custosa corrida tecnológica que os fotógrafos digitalizados têm que acompanhar para se manterem atualizados.


Esta oficina pretende ser uma experiência que servirá tanto para o fotógrafo experiente, que poderá descondicionar o uso automatizado do seu equipamento, ampliando suas possibilidades criativas, quanto para quem não tem experiência alguma com fotografia. Este terá a oportunidade de compreender como funciona a milenar câmera obscura - utilizada desde antes do Renascimento, auxiliando na confecção de gravuras, desenhos e pinturas – e explorar os princípios que regem o nascimento da imagem no interior da câmera fotográfica.


Programa

Primeira aula:

Apresentação do curso com vivencias e experimentações com câmeras de visualização, e intervenções com papel fotográfico e químicos do processo p&b analógico.

Segunda aula:
Confecção de uma câmera pinhole em lata

Terceira aula:
Fotografar com a pinhole e processar a fotografia no lab. P&b.

Quarta aula:
Continuar seções de fotografia e processamento com a pinhole, seguido de avaliação da produção.

Em breve

Noites / 19 às 21h

4 aulas

Carga horária: 8h