top of page
Buscar
  • Foto do escritorGreice Rosa

MORADA DO CABOCLO - Exposição de Felipe Fittipaldi



Olá amigos felinos e humanos.


Nossa querida e mal tratada cidade do Rio de Janeiro recebe a mostra Morado do Caboclo do querido companheiro aqui da Casa Felipe Fittipaldi. O curador da mostra é nosso velho conhecido da Casa, Marco Antonio Portela, querido também (tenho que falar porque ele é carente).

Imperdível! Inaugura dia 12 de junho às 19h lá no Centro Cultural da Justiça Federal. Penso em ir ...mas nesse friozinho gatos não costumam circular muito, A Casa é tão acolhedora e quentinha hummmm acho que a Greice tá fazendo pão. Vou lá e deixo com vocês o texto do curador. Miau!


Morada do Caboclo

mostra de Felipe Fittipaldi


Vivemos em um país de proporções continentais, a diversidade cultural e do povo é surpreendente e complexa. Nesse contexto, vários fotógrafos buscam realizar suas imersões e pesquisas no dito Brasil profundo. Felipe é um desses mas não mais um.Suas escolhas, enquadramentos, sua preocupação em nos contar uma história, nos convidam gentilmente a participar desse estudo imagético, nos deslocando pra dentro de suas fotos, desses relatos, dessas pessoas desconhecidas mas que nos parecem tão próximas e nos enchem de vontade de estar com elas. Felipe encontra, toca e é tocado por esses seus personagens que passam também a nos ser caros e queridos.Vemos nas fotos de Fittipaldi um amálgama do mistério das fotografias de Guy Veloso que traz a religião de forma febril e intensa, por vezes assustadora mas que insistimos em não parar de olhar; a pujança da cor de Walter Firmo, rasgada, como se ele conseguisse apreender na câmera fotográfica o calor, o sol, o trópico, ao mesmo tempo que o rubor de felicidade do homem comum sob esse véu de luz; e certamente também presente a alma fotográfica de João Roberto Ripper que sempre nos presenteou com imagens humanas e, aí sim, reside talvez o pilar mais sólido da obra de Fittipaldi, aquele fotógrafo que se emociona com as histórias, com os personagens e totalmente entregue a eles se torna capaz de nos trazer pra perto e pra dentro desse território carregado de brasilidade, afeto, nos deslocando poeticamente pra dentro de suas vidas.Venham sentir cheiro de gente, de Brasil, de terra, de orgulho. Sim a fotografia desse querido artista tem cheiro, tem gosto, tem fluidos, tem olho, tem vida.


Marco Antonio Portela.

16 visualizações0 comentário
bottom of page