top of page
Buscar
  • Foto do escritorGreice Rosa

OS SURFISTAS (Painel República da Fotografia Contemporânea - Joaquim Paiva & Rogério Reis)



Miaaaaauuuuu...


Esse frio dá uma preguiça felina danada. Mas como sou o gato mais responsável e imagético da Casa tenho a obrigação de sair dos edredons e vir aqui digitar com minhas unhas retráteis pra vocês. Vamos lá!

Dia primeiro de setembro de 17h às 20h no Museu da República, aquele do Catete...Getulio Vargas...lembra? Será inaugurado o Painel República da Fotografia Contemporânea, uma linda parceria do Museu com A Casa. E para essa primeiríssima edição teremos Os surfistas com os queridos Joaquim Paiva e Rogério Reis.

Que tal lermos o texto dos meus amados Greice Rosa (ela diz que é minha dona, mas na real eu sou o dono dela miauuu) e Marco Antonio Portela que esta sempre por aqui e insiste em fazer carinho no meu pelo (e eu adoro, mas não conta pra ele) que fizeram especialmente para essa primeiríssima edição do Painel? Vamos ao texto que eu vou voltar pro edredons. Miauuuu...


Inaugurando o Painel República da Fotografia Contemporânea contamos com a generosa participação de dois grandes mestres com incansável produção fotográfica - Joaquim Paiva e Rogério Reis. Neste primeiro Painel,  os artistas nos presenteiam com um curioso e irônico diálogo entre duas imagens concebidas em momentos e circunstâncias distintas, mas com inesperada harmonia e pitadas extras de carioquice. Através desta convergência imagética surgem Os Surfistas.


Seja na famosa série Surfistas de trem de Rogério Reis, quanto no inusitado autorretrato de Joaquim Paiva trajando roupas de executivo, “surfando” em um conjunto de móveis de escritório, vemos em ambos um clamor por liberdade, inconformismo, ousadia e riscos.As imagens aqui expostas são  surpreendentes, contundentes e inesperadas, mas sobretudo,  leves e divertidas. Parecem dialogar já no clique de cada artista, como se fosse um projeto pensado e muito bem executado.


O gosto pela rebeldia que essas fotos carregam está em sintonia com o projeto do Museu da República de criar o Painel, requalificando o uso de paredes externas como espaço expositivo com o intuito de integração Museu - Arte e Público, ousando buscar soluções comprometidas, viáveis, simpáticas e de estreitar cada vez mais o convívio com o público.

Que os ventos de liberdade, alegria e profunda dedicação a arte que Joaquim Paiva e Rogério Reis carregam em suas trajetórias, e em especial aqui nos Surfistas, venham a contaminar e propiciar vida longa ao Painel República da Fotografia Contemporânea!


Greice Rosa Marco Antonio Portela

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page