casa 1 branco.png
FALE CONOSCO
(21) 99702-0000
(21) 99702-0000
LOCALIZAÇÃO
Rua do Russel, 300 - Sala 302 | Glória
Rio de Janeiro, 22210-010
Ao lado da saída B da Estação do Metrô da Glória
Estacionamento de fácil acesso em frente ao prédio
MÍDIAS SOCIAIS
  • Instagram
acasafoto
  • Facebook

Novidades e conteúdos, A Casa Foto Arte

Buscar
  • Baleia, o gato imagético

Mostra Topografias

Olá, amigos felinos e humanos!


Nesse mês de maio inaugura uma exposição com a curadoria do nosso querido Marco Antonio Portela lá na Galeria da UFF em Niterói. O nome da mostra Topografias. Os 3 artistas são ex-alunos e parceiros nossos: Bella Scorzelli, Carlos Formiga e Milla. A mostra inaugura dia 9/05 às 19h.


Roubei o texto de apresentação dele e estou disponibilizando aqui pra vocês:


Topografias


Uma mostra fotográfica que pretende expandir a noção do conceito de “Topografias”, dialogando com toda a subjetividade que ele nos propicia.


Serão três artistas com diferentes abordagens sobre o assunto.


Uma artista propõe, simultaneamente, um olhar para a representação da paisagem e o rebatimento virtual da mesma, em uma sobreposição visual através de um retrovisor, o que nos deixa frente à discussão do que é real e virtual em uma fotografia, já que esses dois conceitos são abstrações técnicas e espaciais.


Em outro trabalho, temos o corpo como paisagem, numa confusão visual que sugere a manipulação eletrônica da imagem, mas que nada mais é que o contato e o embaraçamento de pessoas, produzindo, pela lente do artista, uma paisagem inventada.

Inventadas, também, são as imagens que remetem a um deleite sidéreo, onde situações quase infantis nos deslocam para uma ideia de vácuo e espacialidade, curiosamente brincando, até, com a ideia de feminino.


Logo, o que esta mostra procura provocar no espectador é um delírio poético e estético, expandindo um conceito aparentemente bem estruturado, que é a noção de paisagem. Os artistas e a curadoria acreditar ver similitudes e pontos de contato com obras como a pintura de Mark Rothko, a série Seascapes de Hiroshi Sugimoto e a ressignificação que as imagens de John Coplans provoca quando fotografa seu próprio corpo decadente, dentre tantos outros.


“Topografias” nos convida, primeiramente, à apreciação das imagens pelo belo e, depois, a aprofundar uma reflexão sobre o que seria aquilo que estamos vendo, e se tal remete, ou não, a outro campo do conhecimento humano.


Marco Antonio Portela


Vejam algumas imagens dos artistas para já irem se deliciando com essa linda mostra:

© Carlos Formiga


© Milla


© Bella Scorzelli


Nos vemos lá dia 09/05!


Miau

0 visualização